AO ESPELHO – teatro
“…A mulher espantada ficou muda, olhando para o espelho. (…) Pois o espelho, como a água do lago, mas com maior perfeição reflete as coisas.”
Sinopse do ateliê
A partir do conto “O espelho ou o retrato vivo”, vamos viajar pelas semelhanças que nos ligam ás histórias da nossa família. Descobrir parecenças e diferenças, traços, gestos, palavras, hábitos e transformá-los em momentos de afeto, ação e memória.
Texto e autor
“O espelho ou o retrato vivo” in A árvore. Sophia de Mello Breyner Andresen.
Biografia de Manuela Pedroso (1964)
É licenciada em Teatro/Formação de Atores e Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Frequentou o Curso de Monitores de Dança para a Comunidade organizado pelo Fórum Dança, em 1992/93. Formadora creditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, da Universidade do Minho.
Desde 1986 trabalha como atriz profissional em diversas companhias teatrais (Teatro Espaço, Teatro da Malaposta, Teatro do Século, Teatro Meridional, Casa Conveniente, entre outros), sendo dirigida pelos seguintes encenadores: Águeda Sena, José Martins, Figueira Cid, Rui Mendes, Mário Feliciano, Inês Câmara Pestana, Miguel Seabra, Layla Ripol, Mónica Calle, Inês Barahona e Giacomo Scalisi.
Participou como intérprete na área da Dança em projetos coreográficos de Margarida Pinto Coelho, Paulo Henrique e Madalena Vitorino.
Trabalha desde 1991 como formadora na área do Teatro e da Dança Criativa com diversas entidades oficiais promotoras do ensino artístico em Portugal: Escolas Primárias e Secundárias, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, Grupo de Teatro da Nova, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Cascais, C.E.N.T.A., Casa de Serralves, Fórum Dança, Centro Cultural de Belém – C.P.A e Fábrica das Artes, A.P.C.C., Teatro Aveirense, Teatro Viriato, Artemrede. Desde 2003 trabalha como contadora de histórias infanto-juvenis, colaborando com a Livraria “Ler para querer”, Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, Teatro Maria Matos, Casa das Histórias – Museu Paula Rego, entre outras instituições.
- Duração: 2 horas e trinta minutos.
- Destinatários: entre 6 e os 15 anos de idade organizados em grupos da mesma faixa etária.
- Taxa de participação: € 10,00.
Imagem de destaque: fotografia de Manuela Pedroso.