Saltar para o conteúdo

Campos de Férias

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Corbel2002-1.jpg
Ilustração: Alain Corbel

Os Campos de Férias têm um inegável valor educativo porque proporcionam às crianças e aos jovens vivências, experiências e espaços capazes de contribuírem para a aquisição e consolidação de competências individuais e sociais. Competências associadas à promoção de um conjunto de valores sociais e humanos dos quais se destacam a igualdade de oportunidades, a solidariedade, a cooperação, a coesão social, a valorização das diferenças, a cidadania ativa e a democracia participativa.

O nosso Projeto Pedagógico inclui não só as atividades planeadas, mas também as rotinas e a avaliação realizada por todos os intervenientes. A sua ambição educativa manifesta-se nas metodologias utilizadas, entre as quais destacamos a pedagogia não diretiva, a aprendizagem pela descoberta e a educação para o desenvolvimento.

Os princípios que orientam estas atividades de animação são:

1. Não se faz por fazer. As atividades são meios para atingir objetivos e não fins em si mesmos.
2. Não se faz para, faz-se com. As crianças e jovens são atores e não consumidores das atividades, o que pressupõe a sua implicação ativa.
3. Não se faz de qualquer forma: mais do que resultados, são cruciais os processos que nos permitem alcançá-los.

Estas ações contam com o apoio regula do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Estas atividades estão licenciadas, em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto-lei n.º 32/2011, de 7 de março (Registo n.º 145/DRLVT).

Centro de Férias de Vairão

Estas instalações estão localizadas numa povoação antiquíssima situada a 8 km da sede de concelho, Vila do Conde. Vila Valeriani […]